Fim de Ano: Os segredos da organização que todo gestor de condomínio precisa conhecer

Mais lidas

O tempo passa rápido e o ano já está quase acabando. Junto com o mês de dezembro, alguns aumentos também chegam aos condomínios. Aumento de despesas, com o crescimento do consumo de água e energia, além das manutenções e equipamentos que precisam de vistoria;  e aumento de reclamações e conflitos entre os moradores. 

Com a procura e o uso intensificados das áreas comuns do condomínio, as dificuldades de convivência em ambiente coletivo são agravadas. Até mesmo a decoração natalina, motivo de alegria e comemoração para muitos, pode se tornar fonte de atrito entre condôminos.  

Para resolver essas questões, a melhor medida é a prevenção. A administração do condomínio deve agir antecipadamente para evitar os desgastes desse período. Para isso, a Convenção do condomínio é uma das principais aliadas. Nela constam as regras condominiais que podem ajudar a dar um fim nas discussões entre moradores. 

Alguns lembretes e comunicados podem ser fixados pelo condomínio e enviados para lembrar aos condôminos sobre os horários e a utilização adequada das áreas de lazer e a importância do consumo consciente de água e energia. Reuniões e assembleias também contribuem para reiterar as mensagens dos comunicados. Essa estratégia reforça as obrigações dos condôminos, estabelecidas pela Convenção. 

Outra dica apontada por especialistas em gestão condominial é a análise minuciosa sobre a quantia que está disponível em caixa e das previsões de gastos até o mês de dezembro. O equilíbrio dessas contas também depende da prevenção e combate à inadimplência. Nesse caso, o síndico deve desenvolver um trabalho de diálogo com os devedores, para as negociações.

Convocar uma equipe para inspecionar todos os equipamentos e a estrutura física dos espaços coletivos do condomínio é mais uma ação preventiva muito eficiente. Essas inspeções podem detectar problemas que geram custos altos ao condomínio, como vazamentos, por exemplo. 

Dicas de economia para o condomínio

  • -Instale lâmpadas de LED e sensores de presença;
  • -Faça um rodízio para o uso da piscina em épocas de grande procura;
  • -Desligue elevadores do condomínio nos horários de menor fluxo;
  • -Verifique a possibilidade de implantar um sistema de reuso de água da chuva;
  • -Oriente o zelador fazer a manutenção do jardim com regador em vez da mangueira;
  • -A mangueira também deve ser substituída pela vassoura para a limpeza de calçadas ou áreas comuns;

Imagem: Freepik

Fonte: Redação PredNews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias