Um item que pode agregar valor as áreas comuns do condomínio, mas também pode depreciar um empreendimento é a sua iluminação. Uma iluminação adequada dos ambientes, além da função básica de iluminar, pode trazer conceitos como beleza e economia para o dia a dia do condomínio.
Um sistema de iluminação desenvolvido por um profissional especializado considera várias questões particulares do condomínio e sua efetiva aplicabilidade, como os tipos de lâmpadas e luminárias, e o posicionamento adequado de instalação; além do cumprimento da NBR 5413, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata da iluminação artificial de interiores.
Economia:Uma das principais buscas de um condomínio em um projeto de iluminação é a redução dos gastos com a conta de energia. Essa é uma das despesas condominiais que mais pesa no orçamento e que pode contar com estratégias que amenize-as.
As lâmpadas de led são exemplos de que, com iluminação planejada, é possível economizar. Apesar de serem um pouco mais caras que as tradicionais lâmpadas fluorescentes, as de led possuem maior tempo de duração e seu funcionamento resulta em um consumo menor de energia.
Os sensores de presença também podem contribuir para a queda da conta de luz no condomínio, afinal, as luzes do ambiente onde eles são instalados só são acionadas quando há pessoas no local. Assim, o espaço só é iluminado quando for realmente necessário.
Beleza: Os espaços do condomínio são usados para diferentes fins. Enquanto uns são utilizados para a prática de esportes, outros servem para eventos sociais ou, simplesmente, para o trânsito de moradores. Dessa forma, cada ambiente exige um determinado tipo de iluminação.
Academias e quadras esportivas: a iluminação recomendada nesse caso é intensa e uniforme, para evitar que o usuário sinta fadiga visual e estimular a intensificação da atividade.
Salão de festas: a iluminação deve se adaptar aos eventos que acontecerão no espaço. Para festas infantis, o ideal é que seja usada uma luz geral, que facilite a percepção dos pais sobre os filhos. Para jantares e eventos desse tipo, um ambiente confortável pode ser reproduzido com uma luz mais aconchegante.
Garagens e locais de grande fluxo de pessoas: para garantir a segurança de quem entra ou sai do condomínio, a iluminação deve ser bem distribuída.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação PredNews