Se antes as regras de convivência em condomínios eram fundamentais, agora com a pandemia, tornaram-se indispensáveis para garantir a manutenção de um ambiente confortável, saudável e seguro; cujo bem-estar coletivo tornou-se de extrema valia.
Problemas como barulho, animais, obras e crianças ganharam proporções maiores com o home office e as aulas online. Saber gerenciar conflitos entre os moradores, em meio a este cenário instalado há pouco mais de um ano, pode exigir da gestão condominial atitudes eficazes e criativas. Assim, além das normas tradicionais, novas formas de lidar com a comunidade condominial ganharam espaço entre os síndicos.
Distanciamento social
Apesar do caráter coletivo de moradia, condomínios passaram a adotar protocolos determinados pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais, nos quais, o distanciamento social atua como uma importante ferramenta contra a disseminação do coronavírus.
A lista de responsabilidades do síndico aumentou e, reforçar a importância da prevenção ao vírus e dos cuidados com a saúde dos demais moradores entrou como nova atribuição. As regras variaram de condomínio para condomínio, entretanto, normas gerais como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, intensificação da limpeza de objetos e equipamentos das áreas de uso comum foram implantadas em todo o universo condominial.
Ouvidoria organizada
Conseguir ser ouvido e encontrar disponibilidade no síndico para buscar soluções faz muita diferença para o condômino. O síndico deve manter aberto um canal de comunicação para receber com inteligência emocional e perspicácia as demandas dos moradores. Uma estratégia interessante é estabelecer um plantão, que pode ser presencial ou online, de duas horas ou mais, para ouvir os moradores.
Rede de apoio
Apoio é o que muitas pessoas precisam nesse momento difícil de pandemia. Uma rede de apoio no condomínio reforça a ideia de comunidade e pode trazer a harmonia necessária para fazer do condomínio um ambiente de tranquilidade. Por meio de grupos online, a escuta empática pode ser aplicada para pessoas que precisam receber apoio. A finalidade do grupo é ser um espaço de afeto e acolhimento. As escutas podem ser organizadas de forma individual ou coletiva, dependendo das demandas de cada grupo.
Grupo de vendas
Em condomínios, é comum que muitos moradores vendam algum tipo de produto ou ofereçam serviços. Com o isolamento social, a ideia de montar os Classificados do Condomínio para promover a interação entre quem fornece e quem necessita de algo é muito interessante. O morador consome dentro do seu próprio condomínio aquilo que teria que sair para adquirir e ainda ajuda os vizinhos.
Imagem:Pixabay
Fonte: Redação PredNews