Resistência, beleza e sofisticação são atributos comuns às pedras de mármores e granitos, em suas diversas variações. Sejam as mais escuras ou as mais claras, com acabamento polido ou mais poroso, essas pedras conferem elegância ao ambiente em que são utilizadas. Manter as características originais e o excelente aspecto dessas rochas podem exigir alguns cuidados específicos, especialmente em condomínios.
Água e detergente neutro
Ao contrário do que muitos pensam, os mármores e granitos não precisam de muitos produtos para sua limpeza. Água e detergente incolor, com ph neutro, fazem uma excelente limpeza cotidiana dessas pedras, seja em revestimentos e pisos ou em pias e balcões; enquanto que, o uso de produtos com composições quimicamente agressivas e produtos abrasivos podem retirar a impermeabilização da pedra e causar prejuízos.
Se algo derramar sobre essas pedras, o ideal é que no prazo de até três horas depois seja passada a mistura de detergente neutro com água sobre o local, evitando que a mancha seque e a situação exija uma limpeza mais pesada. Atenção! Não despeje o detergente neutro diretamente na peça, para não causar manchas. O correto é diluir o produto em água.
Pedras em espaços externos
Sol, chuva e outras intempéries climáticas podem comprometer o brilho e o aspecto das pedras de mármore e granito que ficam expostas no condomínio, como o caso das fachadas e pisos externos. Nesses casos, apesar dos cuidados adotados constantemente, é indicada a contratação de uma limpeza profissional a cada dois anos.
Mais dicas
- Se possível, faça a aquisição de pedras já impermeabilizadas, o que evitará infiltrações, mofos e a quebra fácil da peça.
- O uso de facas e objetos pontiagudos no mármore podem deixar marcas, por isso, atenção no manuseio desses utensílios.
- Bancadas de mármore podem ter o pó removido apenas com pano seco, sem a necessidade do uso de água.
- Faça a cada 15 dias a escovação das pedras, usando para isso detergente neutro diluído em água e esfregões, escovas de cerdas macias, buchas e outros materiais que facilitem a limpeza e não causem danos. Evite infiltrações em pedras não impermeabilizadas limpando com pouca água durante esse procedimento.
- Nas limpezas pesadas, que devem ser feitas apenas trimestralmente, é indicado o uso de lavadoras de alta pressão sem adição de produtos químicos. Isso evitará mofo e fungo nos espaços entre as pedras de revestimento.
Imagem: Pexels
Fonte: Redação Prednews