Com a chegada do mês de julho e das férias escolares, a segurança condominial precisa de maior atenção. Essa deve ser uma das prioridades da sua gestão durante todo o ano, e ainda mais especificamente nesse período. Tanto cuidado se deve ao fato de que, muitos moradores se ausentam de suas unidades para viajar, enquanto outros que, ficam no condomínio querem desfrutar das áreas de lazer e levar visitantes para o condomínio.
Moradores viajando
- Tenha atenção à movimentação nas unidades e peça para que o morador informe em caso de prolongada ausência.
- Oriente os funcionários do condomínio sobre o funcionamento dos equipamentos de segurança do condomínio e instrua-os a não passarem informações sobre as viagens dos moradores para estranhos.
- Oriente também os moradores, com dicas de segurança(suspender a entrega de jornais e revistas para não gerar acúmulo e evidenciar que o imóvel está vazio; a importância de manter os dados de contato atualizados; evitar deixar as chaves com terceiros, a menos que sejam pessoas de extrema confiança; não fornecer informações sobre a data e horário do seu retorno aos funcionários ou pessoas desconhecidas; etc.)
- Faça do sistema de monitoramento eletrônico e câmeras de segurança do condomínio aliados na segurança patrimonial.
- A garagem é um ponto bastante vulnerável, por onde grande parte das invasões acontece. O controle constante dessa área é indispensável, assim como das áreas comuns e dos muros que cercam o condomínio. O mesmo cuidado deve ser dispensado à guarita, de onde se registra um grande fluxo de pessoas.
Moradores no condomínio
- O indicado é que o síndico permita o uso de bebidas alcoólicas somente nos locais adequados do condomínio e para maiores de 18 anos.
- O esquema de segurança diário adotado pelo condomínio, que inclui identificação na entrada e o recebimento de pedidos e serviços delivery pelo morador na portaria; deve ser seguido rigorosamente. Cobre o cumprimento dos moradores.
- A quantidade de visitantes no condomínio, condições de locação dos espaços de lazer e as próprias regras de convivência do Regimento Interno devem ser enfatizadas nesse período, para não atrapalhar os vizinhos e a tranquilidade do condomínio.
Imagem: Freepik
Fonte: Redação Prednews