Emergência no condomínio: como agir?

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Por ser um ambiente onde moram e circulam muitas pessoas diariamente, os condomínios devem ter um cuidado especial no caso de possíveis emergências. Saber como agir durante situações emergenciais pode minimizar prejuízos tanto para a estrutura do empreendimento, quanto para a saúde e bem-estar dos condôminos, funcionários e visitantes.

Canos estourados, incêndios, vazamento de água e/ou gás, pessoas presas nos elevadores, queda de luz, assaltos, brigas e agressões entre vizinhos, desmaios, convulsões, são alguns exemplos de problemas emergenciais que podem causar sérios transtornos se mal resolvidos. Nesses e em outros casos, o síndico e o zelador do condomínio devem estar preparados para agir de forma segura e eficiente. Confira agora algumas orientações para quando o seu condomínio se deparar com uma emergência. 

É de grande importância manter em local acessível uma lista de telefones úteis para emergências, contendo os seguintes contatos: 190 – Polícia; 192 – SAMU; 193 – BOMBEIROS (incêndios, vazamento de gás, resgate em caso de traumas e passageiros presos em elevador); além dos números da empresa de manutenção de elevadores, bombas e portões, e da seguradora do condomínio.

Investir na capacitação dos funcionários do condomínio para a prestação de socorros também é uma atitude preventiva muito inteligente. Conforme o tamanho do empreendimento, talvez seja necessária a formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes),  com cursos anuais para qualificação. 

Manter o kit de primeiros socorros com produtos constantemente renovados e em local de fácil acesso é essencial na ajuda em emergências. Um kit básico para a prestação dos primeiros socorros deve conter: luvas, soro fisiológico, curativos, esparadrapo, algodão, hastes de algodão flexíveis, gaze, tesoura sem ponta, ataduras e termômetro. Alguns locais incluem ainda desfibrilador, colar cervical e prancha de imobilização.

Incêndio: o condomínio deve oferecer uma vez por ano curso de brigadista de incêndio aos moradores, em geral ministrada pelo Corpo de Bombeiros. Em caso de incêndio, acione a brigada de incêndio e chame  imediatamente o Corpo de Bombeiros (193). Após a ocorrência, não altere vestígios do sinistro e entre em contato com a seguradora. 

Passageiros presos em elevadores: peça ajuda acionando o botão de alarme ou usando o interfone. Não tente sair por conta própria, pois o elevador pode voltar a funcionar a qualquer momento. Apenas as empresas de manutenção dos elevadores e o Corpo de Bombeiros podem atuar com segurança nesse resgate. 

Vazamento de gás: Se for detectado vazamento em alguma unidade, ao esperar a chegada da empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, do Corpo de Bombeiros (193), é necessário que o local fique ventilado com a abertura de portas e janelas. Feche o registro de gás e isole o local. Não acenda luzes, fósforos ou isqueiros; e não faça uso de equipamentos elétricos. 

Canos estourados: Os funcionários de manutenção e o zelador podem fazer a intervenção mais rapidamente por conhecerem os ramais de encanamento e seus registros. Os serviços da seguradora do condomínio também podem ser acionados. 

Queda de luz: É importante guardar lanternas com a bateria sempre carregada na portaria, e sempre conferir se não há ninguém preso no elevador. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

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