Especialistas do mercado imobiliário recomendam livros para ler em 2024

Mais lidas

Ler mais é uma promessa constante entre as resoluções de ano novo de muita gente. Mas o que ler? Sete profissionais do mercado imobiliário apresentam indicações de livros relacionados ao setor para quem quiser se aprofundar no tema e explorar o presente e o futuro dos imóveis no mundo. De obras que tratam da rotina das pessoas nas cidades a processos construtivos e até histórias ficcionais, confira as dicas: 

Felipe Chukr, CEO da incorporadora Arqos

Livro: Cidades para pessoas (2010)
Autor: Jan Gehl

“O livro é de autoria do arquiteto dinamarquês Jan Gehl, um dos maiores especialistas em urbanismo e espaços públicos do mundo. Na obra, Gehl apresenta ideias interessantes sobre como tornar as cidades mais humanas, sustentáveis e agradáveis para as pessoas que nelas vivem. 

É uma leitura interessante para quem deseja entender como as cidades podem ser projetadas para atender às necessidades humanas, indo além do óbvio. Para mim, que acredito na cidade de 15 minutos, na segurança sem muros, na preservação dos recursos naturais, no contato com a natureza, da mobilidade sem emissões e na necessidade de deixar um legado para a cidade, fez todo o sentido.

O livro também é uma das referências que me inspirou na concepção do projeto de um bairro em uma área de 600 mil metros quadrados na região de Alphaville e Tamboré”.

Flávio Guerra, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)

Livro: Manual de Bairros Planejados (2022)
Autor: ADIT Brasil

“O Manual de Bairros Planejados, da ADIT Brasil, é leitura obrigatória para quem quer desenvolver empreendimentos para as pessoas. O bairro verdadeiramente planejado visa facilitar a vida do morador ou usuário do bairro, com lotes de tamanhos variados, incentivando o comércio local, com praças, equipamentos para crianças e idosos, espaços públicos adequados e espaços verdes. Na minha visão, o bairro planejado valoriza a região como um todo, exercendo protagonismo junto aos bairros vizinhos existentes”.

Bruno Fabbriani, fundador e CEO da B. Fabbriani

Livro: Escrito nas estrelas (1992)
Autor: Sidney Sheldon

“Baseada em fatos reais, a história envolve o mercado imobiliário, mas de maneira ‘romantizada’. Uma mulher que começou do zero e fez sucesso no mercado imobiliário dos EUA. O livro demonstra as oportunidades que possuímos se estivermos dispostos a se dedicar de forma absoluta ao negócio”.

Ana Paula Romano, diretora de marketing da SKR

Livro: Desmarketize-se (2023)
Autor: João Branco

“O livro traz um novo olhar para o marketing, não apenas no mercado imobiliário. A obra traz dados estatísticos e pesquisas recentes, que revelam que 9 entre 10 entrevistados desejam uma mudança na forma de se fazer propaganda. É o fim do marketing como nós conhecemos. Essa nova forma de impactar os clientes é um assunto que nos tira da zona de conforto e, claro, nos obriga a atuar de maneira muito mais criativa e inovadora”.

Arthur Malcon, Diretor Comercial do QuintoAndar

Livro: The Real Estate Game (1999)
Autor: William J. Poorvu

“O professor Poorvu é um ícone da indústria imobiliária americana. Tive a sorte de aprender com ele e, desde então, li e reli algumas vezes este livro. É uma obra que traz diversos conceitos práticos sobre geração de valor neste mercado, contando com cases reais vividos pelo guru. É uma ótima leitura para todos os interessados no segmento, especialmente aqueles que querem iniciar no mundo de investimentos imobiliários”.

Gustavo Félix de Moraes, CEO da RNI

Livro: O Empreendedor Minimalista (2022)
Autor: Sahil Lavingia

“O livro oferece uma visão prática e alinhada com a realidade dos negócios. A discussão sobre a integração de tecnologia, otimização e estruturas simples ressoa profundamente com a nossa atualidade. O livro destaca como esses elementos podem transformar a eficiência operacional, ressaltando ainda como a simplicidade pode ser uma vantagem competitiva, potencializando e promovendo uma gestão de marketing mais eficiente e estratégica”.

Allan Paladino, CEO da Lastro 

Livro: A Natureza do mercado imobiliário (2023)
Autor: Daniel Claudino

O livro ‘A Natureza do Mercado Imobiliário’, de Daniel Claudino, destaca-se como uma obra singular, proporcionando uma visão abrangente do setor ao equilibrar de maneira excepcional teoria e prática. Explorando detalhes minuciosos, o autor oferece uma compreensão valiosa do mundo real do mercado imobiliário, tornando-se uma escolha ideal para quem busca uma introdução esclarecedora sobre o tema. Vale ressaltar que o foco da obra está mais voltado para o cenário imobiliário do que para incorporação ou investimentos específicos em imóveis.

Ao costurar conceitos relevantes de empreendedorismo com insights provenientes de empresários e profissionais renomados no cenário nacional, o autor proporciona uma leitura envolvente que evidencia os principais desafios de gestão enfrentados atualmente”.

Imagem: Freepik

Fonte: Estadão Imóveis

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias