Assembleias em condomínios: participação e transparência

Mais lidas

As assembleias condominiais são momentos cruciais para a gestão colaborativa e a resolução de questões importantes no condomínio. Essas reuniões proporcionam a oportunidade para os moradores expressarem suas opiniões, votarem em decisões cruciais e contribuírem ativamente para a comunidade. O Prednews preparou um resumo de como as assembleias funcionam, a importância da organização e estratégias para atrair mais moradores para participar.

Como funcionam as assembleias

As assembleias condominiais são reuniões realizadas periodicamente, geralmente mensal ou anualmente, onde os moradores têm a chance de discutir temas relevantes para a comunidade. São abordados assuntos como prestação de contas, aprovação de orçamento, eleição de síndico, aprovação de intervenções na estrutura condominial (obras, reparos, etc.), aprovação de taxas e alterações no regulamento interno. 

Organização e planejamento

1. Convocação: O primeiro passo é respeitar todas as regras estabelecidas no Código Civil e Convenção do condomínio que dizem respeito às assembleias e suas realizações.  Diante disso, é hora de expor o edital de convocação da assembleia em local de ampla circulação, além de enviar notificação particular para todos os condôminos e mencionar os assuntos a serem discutidos e deliberados na assembleia. Dessa forma, é fundamental convocar assembleia notificando todos os condôminos, sem exceção. Utilize diversos meios de comunicação, como murais, e-mails e mensagens, para garantir que todos estejam cientes.

2. Pauta clara e objetiva: Uma pauta bem definida é essencial para manter a ordem e otimizar o tempo. Inclua pontos importantes e evite abordar temas não relacionados, tornando as discussões mais eficientes.

3.Registro de atas: Designe alguém para registrar as atas das assembleias. Elas são documentos importantes que detalham as decisões tomadas, votos e debates, garantindo transparência e histórico para futuras referências.

Também é imprescindível:

  • Aguardar a segunda convocação para iniciar a reunião; 
  • Conduzir a assembleia conforme o previsto em edital de convocação; 
  • Respeitar o quórum de votação específico para cada assunto, conforme o disposto no Código Civil; 

Vale lembrar que, diversos fatores podem impugnar uma assembleia, ou seja, anulá-la. Entre eles estão: Se apenas um condômino não for notificado, a assembleia pode perder a validade; Permitir a votação por condômino inadimplente; Permitir que representante sem procuração vote; Impedir que o morador não condômino(proprietário) seja eleito síndico; Alterações na Convenção do condomínio com menos de 2/3 dos votos dos condôminos; Aprovação de obras voluptuárias(que trazem embelezamento sem agregar utilidade ou necessidade) com menos de 2/3 dos votos dos condôminos; Síndico não convocar reunião solicitada por 1/4 dos condôminos. 

Atraindo mais moradores para participar

1. Comunicação efetiva: Utilize diferentes canais de comunicação para informar sobre a assembleia. Além de convocações formais, utilize murais, redes sociais e grupos de mensagens para manter todos informados.

2. Divulgação de resultados positivos: Compartilhe sucessos alcançados em assembleias anteriores, como melhorias no condomínio ou decisões que impactaram positivamente na qualidade de vida dos moradores.

3. Envolvimento da comunidade: Realize eventos sociais ou reuniões informais para criar um ambiente acolhedor. Quanto mais os moradores se sentirem parte ativa da comunidade, maior será o interesse em participar das assembleias.

4.Utilize tecnologia: Considere o uso de ferramentas online para votações e participação remota. Isso facilita a vida dos moradores e pode aumentar a participação.

Participar das assembleias condominiais é uma oportunidade de contribuir ativamente para a melhoria do local onde vivemos. Ao promover uma cultura de transparência, organização e comunicação aberta, os condomínios podem colher os benefícios de uma comunidade mais unida e bem gerida.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias