A importância do treinamento de funcionários

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Uma equipe de funcionários capacitada e com múltiplas habilidades é uma exigência do atual perfil dos condomínios, sejam residenciais ou comerciais. A consciência sobre cada função e a importância de um trabalho executado com qualidade para o bom andamento do condomínio são reflexos dessa qualificação profissional.

Da mesma forma que ocorre em empresas, os funcionários de um condomínio são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o síndico deve seguir todas as obrigações previstas em lei, como férias, recolhimento do INSS, pagamento de décimo terceiro salário e outros. Assim, com os cargos bem definidos, é papel do síndico elaborar uma descrição das tarefas de cada funcionário, com um plano de trabalho e treinamentos.

Aperfeiçoamento em técnicas de portaria e de zeladoria, manutenção predial, limpeza e conservação predial; prevenção de problemas e segurança são exemplos de treinamentos encontrados nesse segmento. Capacitações justificáveis pelas constantes mudanças que acontecem em todas as áreas profissionais, e com os funcionários de um condomínio não pode ser diferente.

Além da reciclagem na parte técnica, as relações interpessoais e a convivência em ambiente coletivo também são temas para a qualificação de uma equipe condominial. Trabalhar o fortalecimento da comunicação e da interação entre condôminos e funcionários é indispensável.

No caso dos funcionários terceirizados, o contrato com a empresa fornecedora do serviço deverá conter a forma e a frequência de avaliação do funcionário por parte do condomínio.

E ninguém melhor para avaliar os resultados desses treinamentos na prática do que os moradores. Para isso, o síndico pode promover pesquisas internas sobre o rendimento de cada profissional que atua no condomínio. Considerando os pontos levantados na pesquisa, é possível organizar reuniões periódicas com os funcionários, dar um feedback sobre seu trabalho e conseguir satisfação dos condôminos, que têm suas colocações ouvidas, e dos próprios funcionários, que podem se posicionar e opinar sobre os procedimentos adotados no condomínio.

Muito além de profissionais capacitados, ferramentas educacionais utilizadas em treinamentos constituem cidadãos mais atuantes e com formação social mais avançada.  

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

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