Morar em condomínio: 5 coisas que você precisa saber

Mais lidas

Viver em condomínio é um exercício diário de compartilhamento de espaços e respeito ao próximo. Veja abaixo 5 coisas que você deve saber sobre a vida em condomínios.

  1. Bem coletivo

Apesar de pagar mensalmente sua taxa condominial, além das despesas da sua unidade, o condomínio não é só seu! O condomínio trata-se, na verdade, de um patrimônio coletivo, onde as deliberações são tomadas após discussão e aprovação em assembleia. Por isso, participar dessas reuniões condominiais é uma necessidade que assegura ao morador o contato direto com os assuntos referentes a sua própria rotina. Obras, regras de uso das áreas comuns, aquisição de equipamentos, melhorias para a estrutura condominial e consequente valorização patrimonial são alguns dos itens debatidos nas assembleias. 

  1. Direitos e deveres

Viver em sociedade significa respeitar o espaço do outro e ter seu espaço respeitado. Em condomínios, a garantia da harmonia e da boa convivência entre os moradores depende do cumprimento dos direitos e deveres de cada um. Para morar em um condomínio, o morador deve conhecer bem todos os seus direitos e deveres. Por meio do Regimento Interno e da Convenção do condomínio, o condômino pode ficar ciente do que pode ou não ser feito dentro das dependências condominiais e de quais as penalidades previstas para cada tipo de infração. 

  1. Privacidade

O condomínio é um tipo de moradia que restringe de certa forma a privacidade dos seus habitantes. Paredes, janelas e portas próximas, passagem de sons de uma unidade para a outra, encontros rotineiros nos corredores, elevadores ou outros espaços comuns. Tudo isso pode ser desconfortável para algumas pessoas. 

  1. Segurança

Um dos itens mais importantes na escolha de morar em condomínio certamente é a segurança que esse modelo de habitação possibilita aos moradores. Portaria 24h, sistema interno de câmeras, cercas elétricas e portões automáticos estão entre os elementos usados para garantir essa proteção ao condomínio e seus condôminos. 

  1. Lazer

Morar em um lugar que reúne diversas opções de entretenimento é uma boa vantagem dos condomínios, afinal, muitos deles contam com piscina, salão de festas, quadra de esportes, academias, brinquedotecas e playground, entre outras opções; incluídas em um valor mensal com preço mais acessível.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias