5 dicas para você ser eleito síndico

Mais lidas

O síndico é figura central na gestão de um condomínio. A escolha de um representante para ocupar esse cargo exige uma série de cuidados. No edital de convocação da assembleia, a eleição do síndico deve constar como um assunto específico e o presidente da mesa deve convocar os candidatos ao cargo para uma apresentação. O vencedor será aquele com o maior número de votos. A indicação ou sorteio não possuem valor legal. A eleição legitima o processo. 

Mas, e os interessados no cargo, como devem proceder? Confira abaixo cinco dicas para se eleger síndico de um condomínio:

  1. Busque informações

Verifique como funciona e como está o andamento da administração do condomínio. Saiba quais os principais desafios da gestão cobiçada e se você está apto a solucioná-las. Certifique-se que você tem os atributos necessários para gerir esses e outros problemas inerentes à função de síndico. 

  1. Estude

Estude bem a Convenção e Regimento Interno do condomínio, e o Código Civil. Saiba, por meio dessa pesquisa, quais as particularidades da função de síndico e se você pode realmente assumir o cargo e gerenciar um condomínio. 

  1. Planejamento é essencial

Elaborar um plano de ação adequado para o tempo de mandato e necessidades do empreendimento é essencial quando se deseja ser síndico. O plano deve considerar a possibilidade de transição para outros candidatos ao final do mandato. 

  1. Tenha bom senso

Bom senso é a regra básica dentro de um condomínio. Para o candidato ao cargo de síndico, agir com prudência e bom senso é muito importante durante o processo eleitoral. Respeita a privacidade, o espaço e as opiniões dos moradores. Também é necessário verificar onde é permitido fazer propaganda dentro das dependências condominiais e como essa propaganda pode ser feita. Faixas, cartazes e panfletos devem ser fixados e distribuídos conforme as regras do condomínio. 

  1. Saiba ouvir

Candidatos de outra chapa e moradores sempre têm algo a dizer sobre suas vivências dentro do condomínio. Saber ouvir e assimilar boas ideias para seu plano de ação é uma prática inteligente e produtiva.

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias