Garagem: como gerenciar os conflitos nesse ambiente

Mais lidas

O condomínio é uma modalidade de moradia muito procurada nos dias atuais. Além da segurança, quem opta por esse tipo de habitação busca ainda lazer e comodidade no acesso a determinados serviços como academia, por exemplo. Porém, por ser um local de vivência coletiva, é comum que no dia a dia dos seus moradores haja situações de conflito. E é na garagem que muitos deles acontecem.

Ter ciência das obrigações e direitos dentro das garagens permite que os moradores do condomínio ajam de forma a favorecer o bem-estar coletivo e preservar o patrimônio comum. É papel do síndico orientar os condôminos sobre a importância do cumprimento das regras condominiais.

O estímulo à obediência dessas normas pode ser feito por meio de campanhas de conscientização e diálogo frequente entre gestor e moradores. Caso não surta efeito, o síndico pode intervir com aplicação de multas e advertências.  

Garagem não é depósito

Muitos condôminos usam a garagem para depositar móveis em desuso, restos de obras ferramentas, pneus e materiais diversos. A utilização inadequada desse ambiente ajuda na desvalorização do imóvel, interfere na segurança do condomínio (como por exemplo, no caso de um morador estocar litros de combustível próximo aos veículos),  pode  dificultar o acesso dos usuários (com a colocação de  pneus) e ainda comprometer a estética do local.

Manter os espaços condominiais limpos e bem cuidados garante o bem-estar, a saúde e o conforto de todos os condôminos, visitantes e funcionários. Para isso, as regras previstas na Convenção e Regimento Interno do condomínio devem ser criteriosamente seguidas. 

As vagas devem ser respeitadas

Outra fonte de atrito entre vizinhos do condomínio é a utilização inadequada das vagas, sem respeitar a demarcação estabelecida para cada unidade. A confusão se inicia quando um condômino ocupa um espaço maior que a vaga destinada a ele, utiliza a vaga de outro morador ou estaciona em locais proibidos. 

Para manter a harmonia e boa convivência com os vizinhos, os moradores devem ser orientados a não estacionar em vagas que não sejam suas, mesmo que por poucos minutos. O condomínio é habitado por pessoas que possuem diferentes rotinas e horários, esses poucos instantes podem resultar em grandes transtornos e divergências. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias