Controle de pombos e morcegos

Mais lidas

A presença de pombos e morcegos é comum em condomínios e incomoda muita gente. Porém, apesar de acontecer com frequência e representarem riscos à saúde do homem, perante a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98),  esses animais não podem ser exterminados. Nesse caso, moradores e funcionários devem adotar algumas precauções e estratégias de controle.  

Entre as explicações para que o aparecimento desses animais seja cada vez mais comum estão a falta de predadores, a abundância de alimentos e abrigo nas áreas urbanas. Com essas facilidades, eles conseguiram se adaptar às cidades. 

Tanto o pombo, quanto o morcego podem causar doenças respiratórias, que são provocadas pela inalação da poeira das fezes secas. Esses animais também são portadores de fungos que causam a histoplasmose, uma infecção que atinge o sistema nervoso, causando dores de cabeça, visão turva e agitação. A salmonelose, uma infecção intestinal, é outro mal provocado pela ingestão de alimentos contaminados pelo excremento.

Respirar fragmentos dos dejetos do pombo também pode provocar criptococose, que dá tosse, febre e falta de ar. Por isso, para fazer a limpeza de locais com esses excrementos, além de umedecer as fezes para evitar seu esfarelamento, a pessoa deve estar protegida com máscara e luvas. A acidez das fezes dos pombos podem ainda estragar madeira, forros, pintura de veículos, vigas de telhado; e suas penas podem entupir calhas e ralos. 

A raiva, transmitida pela mordida do morcego, deve ser uma das principais preocupações ao se deparar com o animal. O Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental devem ser acionados nos casos de entrada de morcegos no condomínio e ameaça aos moradores e funcionários. 

Para afastar os morcegos, a dica é cobrir as fendas e colocar naftalina em seus abrigos. Esse produto exala um vapor que irrita a mucosa do animal e deverá repelir ele do local. É possível ainda utilizar um gel, econômico e de fácil manuseio, que impede que os morcegos pousem nas superfícies onde são aplicadas o produto. Vale ressaltar que esse gel não é tóxico para as pessoas e animais, assumindo apenas a função de repelente. 

Já para distanciar os pombos do condomínio, o ideal é controlar o abrigo e alimentos disponíveis para essas aves. Existem ainda dispositivos encontrados no mercado que impedem o pouso dos animais, como por exemplo, graxas e folhas de alumínio, que ao refletir a luz, incomodam os olhos dos pombos; fios de nylon tensionados nos beirais dos telhados e telas que devem ser instaladas em locais onde as aves possam construir ninhos. 

Imagem: Freepik

Fonte: Redação Prednews

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias